Case de Engajamento de Colaboradores: Royal Secrets

Como promover a conexão entre os times e o engajamento de colaboradores com a sua empresa? A Royal Cargo iniciou uma ação de endomarketing chamada Royal Secrets, que aconteceu pela segunda vez em setembro de 2019, e trouxe resultados de dedicação e criatividade.

Por quê engajar?

A boa convivência e o sentimento de lealdade pela empresa motivam os colaboradores e instigam a produtividade.

Afinal, dedicamos 8 horas diárias ao trabalho, por isso, é importante criar um ambiente dinâmico e seguro para compartilharmos nossas alegrias e nossas dores.

A Royal Cargo do Brasil é uma empresa que atua com o agenciamento de cargas internacionais. Mais de 70 perfis diversos e incríveis compõem o nosso time de profissionais. Para incentivar – ainda mais! – o compartilhamento de ideias e momentos especiais entre eles, lançamos a ação Royal Secrets.

Como fizemos?

A Royal Secrets é um pouco semelhante a um amigo secreto fora de uma data comemorativa, porém não se apega ao cunho material.

Nossos colaboradores participaram de um sorteio e cada um tirou um nome.

A partir disso, eles tinham uma missão: se aproximar, anonimamente, da pessoa sorteada, entender um pouco melhor a personalidade dela e proporcionar momentos felizes para ela por duas semanas.

Resultados de Engajamento de Colaboradores

As duas semanas de Royal Secrets movimentaram a empresa. Entre os dias 16 a 27 de setembro, os colabores se mobilizaram para conhecer melhor um colega de trabalho e proporcionar boas experiências para ele.

Diariamente, ações aconteciam e nosso maior resultado foi a dedicação dos colaboradores:

– E-mails anônimos;

– Cartas fofas;

– Docinhos para animar a tarde;

– Plantas para enfeitar a mesa;

– Uma playlist com músicas para meditar;

– Ilustrações e pinturas;

– Enfeites na mesa ou paredes.

Todos deram e receberam ações de empatia e carinho.

A forma de compartilhamento das ações foi por meio das histórias do Instagram e dos grupos de comunicação internos da empresa.

Exemplos de ações promovidas pelo engajamento de colaboradores

Uma das colaboradoras, iniciou a tarde com um meme e um bolo. O anônimo quis demonstrar admiração e fez isso de uma forma engraçada. Com certeza, despertou um sorriso!

Stories do Instagram mostrando um bolo de chocolate com morangos ao lado de um papel impresso com um meme.
Conteúdo retirado do Instagram da Royal Cargo do Brasil.

Outra colaboradora, recebeu um super café da manhã na mesa do trabalho. O anônimo não sabia se ela preferiria um café mais saudável ou não, por isso, vieram as duas opções!

Stories do Instagram mostrando uma mesa de café da manhã com morangos, pão de queijo, suco, yogurt e um sanduíche.
Conteúdo retirado do Instagram da Royal Cargo do Brasil.

O colaborador ganhou o livro de um de seus autores favoritos. O anônimo garantiu a leitura do final de semana!

Stories do Instagram mostrando a foto do livro O Construtor de Pontes de Markus Zusak, De fundo, vemos uma mesa de trabalho.
Conteúdo retirado do Instagram da Royal Cargo do Brasil.

A revelação

A revelação aconteceu no último dia de ação e rolaram vídeos, fantasias, presentes, e principalmente, uma carta de valorização e gratidão!

A Royal Secrets não aconteceu no mês de setembro à toa.

Queríamos propagar a valorização da vida nesse mês tão especial e mostrar que todas as pessoas dentro da Royal Cargo são uma pequena parte que afetam o todo de forma gigantesca. Por isso, somos gratos por cada uma das nossas realezas.

Gostou? O departamento de Talento, Cultura e Comunicação promove o engajamento dos colaboradores por meio de ações de endomarketing que você pode acompanhar no Instagram, Facebook e LinkedIn da Royal Cargo do Brasil.


Escrito por: Liz Rafaela Borba

Graduanda de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e especialista em Produção de Conteúdo. Posteriormente, atuou no mercado de varejo e de educação e, hoje, é a Criadora de Conteúdo e Redatora Trilíngue da Royal Cargo do Brasil. 

4 respostas para “Case de Engajamento de Colaboradores: Royal Secrets”

  1. Muito, mais muito bom …

    A empresa é feita de pessoas, os clientes são pessoas .. pra mim, é o principal pilar da estrutura de uma empresa, e muitas delas não cuidam dessa peça que na minha opinião é a mais importante.

    Parabéns Royal … Ótima iniciativa!

    Sucesso.

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