Cargas urgentes próximas aos feriados chineses: o que fazer?

Faltam 10 dias para o Ano Novo Chinês e você precisa de um booking (reserva de espaço) para uma carga com urgência? Conversamos com a nossa equipe e reunimos algumas soluções para urgências próximas aos feriados chineses. Continue a leitura!

Começando do começo: calendário Chinês em 2020

A China é guiada pela cultura e existem alguns momentos durante o ano em que o país entra em recesso para celebrar antigas tradições. Por exemplo, no Ano Novo Chinês, as empresas param até 15 dias antes da data porque os trabalhadores, geralmente, viajam para visitar a família.

Ainda, não só a China que é impactada por esses feriados. Em alguns casos, Coreia do Sul, Vietnam, Laos, Cingapura e demais países asiáticos também participam.

Mas o que isso tem a ver com você? A China e demais países são alguns dos principais atores do comércio internacional e uma pequena folga dos asiáticos pode resultar em grandes imprevistos para o resto do mundo.

Portanto, antes de qualquer coisa, anote na agenda de 2020 todas as datas chinesas de recesso:

Ano Novo Internacional | 1 de janeiro

Ano Novo Chinês | 24 – 30 de janeiro

Festival Qing Ming | 4 – 6 de abril

Dia do Trabalhador | 1 de maio

Festival Dragon Boat | 25 – 27 de junho

Golden Week – Feriado Nacional | 30 de setembro – 6 de outubro

Dessa forma, você evita urgências antes mesmo de querer solucioná-las. Se não tiver jeito mesmo, vamos para o próximo tópico:

Cargas urgentes próximas aos feriados chineses: como faz?

Considere rotas mais longas

Se você precisa embarcar uma carga pra ontem, mas a data de chegada dela no destino não tem tanta pressa assim, você pode optar por rotas mais longas.

Essas rotas possuem escalas durante o trajeto (ou transbordo, se for um navio) que prolongam o tempo de viajem da carga, mas, geralmente, possuem mais espaço e são mais econômicas.

Converse com os seus profissionais de confiança sobre as opções disponíveis. Na Royal Cargo, temos um departamento de Inteligência Logística que atua com situações mais críticas e urgentes. Você pode saber mais sobre isso aqui!

Fracione cargas numerosas

Você tem uma carga gigante para embarcar e precisa que ela chegue ao destino logo?

Considere fracioná-la para facilitar a busca de espaço e a agilidade da viajem. Nessa opção, é necessário que você analise todas as opções que os armadores ainda possuem disponíveis junto de uma equipe especializada. Afinal, dependendo do seu tipo de carga, alguns cuidados especiais precisam ser tomados.

Como sempre, estamos disponíveis para te auxiliar por meio do nosso Whatsapp. Clique aqui e converse conosco!

Booking online

Essa dica é de ouro! Porém, você precisa questionar o seu agente de cargas ou a sua empresa de trade se ele possibilita essa opção. Na Royal Cargo, por exemplo, disponibilizamos a opção do booking online para todos os clientes.

Você solicita o booking online para o profissional responsável pela sua conta e tem a possibilidade de conseguir espaço nos navios com maior rapidez e garantia de embarque.

Na plataforma de booking online, você pode verificar todos os espaços disponíveis e os preços que cada armador oferece pelo lugar da carga.

Atenção: os preços são flexíveis e dependem da sua antecedência e do número de procura pela data desejada. Agendamentos próximos aos feriados chineses, por exemplo, podem ter preços maiores porque essa é uma data de diminuição de espaços e muitos booking. Por isso, é importante que você planeje fazer um investimento maior, caso necessário.

Em resumo, o booking online é a opção mais prática para quem possui urgência com cargas próximas aos feriados chineses ou qualquer outra data critica para o mercado de comércio exterior, pois possibilita a compra online e imediata do frete.

Sempre consulte profissionais de confiança para saber como funciona. Estamos sempre disponíveis no Whatsapp para tirar possíveis dúvidas sobre esses procedimentos.

Partiu comer uns biscoitos chineses?

Depois de resolver tudo, só resta comemorar o feriado chinês em homenagem aos nossos amigos asiáticos.

Lembrando que todas as opções que citamos dependem da disponibilidade dos armadores. Por isso, mantenha a equipe que coordena seus embarques sempre a par da situação com o máximo de antecedência possível, assim, fica tudo mais fácil e mais barato!

Leia mais:

Desembarques no fim do ano: confira 4 soluções para não ter prejuízos

Comex em 2020: impactos da IMO 2020 e INCOTERM 2020


Foto do Autor do Texto

Escrito por: André Filipe Feller

Atua no mercado de comex há mais de 10 anos. Atualmente, é coordenador do departamento de pricing da Royal Cargo do Brasil e sua especialidade é em logística internacional e negociações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *