Como tudo começou e para onde vamos? Especial Dia do Comércio Exterior

Séculos atrás, começaram as negociações com o escambo – a troca de um produto por outro. Evoluímos nossas habilidades comerciais e, a medida que a capacidade de produção aumentou, ampliamos a disponibilidade dos nossos produtos ao redor do mundo.

Por isso, o comércio exterior existe: além de administrar a compra e venda de produtos e serviços de diferentes países, fornece acessibilidade. Continue a leitura para saber mais sobre a área de comércio exterior e o futuro que a Royal Cargo do Brasil quer ajudar a construir.

Por que o Comércio Exterior é importante?

A humanidade inventou e desenvolveu o comércio como forma de sobrevivência. Começamos com o escambo, trocando um produto por outro, e evoluímos até o momento em que consumimos algo produzido do outro lado do mundo com distribuição e preços acessíveis.

A partir da globalização, o mundo ficou mais conectado e, com isso, conquistamos a facilidade de comunicação e locomoção. Assim, nasce o Comércio Exterior junto com a possibilidade da troca de produtos e serviços entre países.

Mais do que as funções operacionais, o profissional de Comércio Exterior utiliza diariamente sua capacidade de análise crítica para tomar decisões sobre as situações do dia a dia para facilitar a vida de seus clientes e parceiros.

Por isso, no dia 28 de janeiro, celebramos o dia da acessibilidade, da praticidade, da agilidade e do conhecimento. Quem atua com o Comex sabe que aprenderá algo novo todos os dias, afinal, essa área é um mistério até para aqueles que já estão no mercado há décadas.

A partir disso, a Royal Cargo do Brasil entendeu que a entrega de acessibilidade deve ir além dos produtos e serviços. Queremos tornar o conhecimento acessível e explicar de forma simples até o procedimento mais complexo.

O Futuro do Comércio Exterior

Nós somos a Royal Cargo do Brasil e a nossa especialidade é o agenciamento de cargas – uma pequena parte do gigantesco mundo do Comex -, mas isso não nos impede de gerar uma grande mudança.

Nosso objetivo é simplificar o mercado de Comércio Exterior e fazemos isso por meio da produção de um conteúdo que eduque e informe qualquer pessoa. Um exemplo disso é o nosso podcast, Teus&Tons, que tem conversas dinâmicas sobre os assuntos mais complexos do mercado.

Além disso, queremos criar novas dinâmicas dentro do mercado: um relacionamento sem ruídos entre as empresas, a busca infinita por conhecimento, a capacidade de se posicionar e de resolver problemas.

Iniciamos esse processo de dentro para fora. Os primeiros impactados são os nossos colaboradores e, agora, queremos levar esse propósito para todo o mercado.

Seja você estudante ou CEO de uma companhia, te desafiamos a aprender algo novo todos os dias. Só com o conhecimento, conseguiremos diminuir burocracias e estreitar relações. Em homenagem ao dia do Comércio Exterior, vamos dominar o mundo juntos?


Leia mais:

Como inovar no setor logístico? Confira algumas estratégias para iniciar!

Relacionamento com o cliente para garantir sucesso na operação: veja na prática


Autora do texto

Escrito por: Liz Rafaela Borba

Graduanda de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e especialista em Produção de Conteúdo. Posteriormente, atuou no mercado de varejo e de educação e, hoje, é a Criadora de Conteúdo e Redatora Trilíngue da Royal Cargo do Brasil. 

2 respostas para “Como tudo começou e para onde vamos? Especial Dia do Comércio Exterior”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *