Qual a importância dos relatórios de importação e exportação para sua empresa?

Relatórios são essenciais para sabermos o estado dos setores importantes de uma empresa. E tratando-se de comércio exterior, são ainda mais essenciais por trazerem dados completos que possibilitam a maior clareza sobre toda a operação e a tomada de decisão mais assertiva. 

Esses dados vão desde análises financeiras, mercadológicas, econômicas e, principalmente, de produtividade. Ao final dos relatórios, o empreendedor terá uma melhor noção de todo o fluxo de seu negócio, revisando os processos internos para a otimização da rotina para maior produtividade, menor custo e maior lucratividade.

“Os custos operacionais e os níveis de produção são informações gerenciais que merecem atenção pela sua influência direta na lucratividade. Por meio delas, é possível dimensionar o tamanho das equipes para lidar com a demanda de trabalho, otimizar a utilização dos recursos e a gestão do tempo dos profissionais”, explica o site Conexos.

Tipos de relatório de importação e exportação

Os relatórios de importação e exportação de uma empresa podem trazer dois tipos de indicadores, o que dará uma visão mais ampla e completa, possibilitando cruzar dados e ter mais clareza em cada ponto abordado:

– Indicadores qualitativos: desempenho da equipe, alcance de metas departamentais, relação com parceiros e fornecedores, nível de satisfação dos clientes e o índice de qualidade dos produtos;

– Indicadores quantitativos: volume de vendas e compras, prazo de entrega, total de pedidos em atraso e o volume produzido.

Entre os relatórios, os principais são:

– Variação cambial

– Apurações fiscais

– Número de pedidos em trânsito

– Volume de vendas para o exterior

– Volume de compras de origem estrangeira

– Índice de pedidos retidos em fiscalização aduaneira

Estatísticas do Comércio Exterior Brasileiro

Além dos relatórios internos, é sempre bom estar de olho nas estatísticas gerais da área. O Ministério da Economia, através da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT) e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) mantém um portal especial para acesso a estatísticas e informações do comércio exterior no Brasil.

Entre os assuntos que podem ser buscados estão os Índices de Quantum e Preços, e Séries com Ajuste Sazonal, Manuais e Notas Metodológicas, Estatísticas de Comércio Exterior em Dados, entre outros.

Acesse clicando aqui. 

Otimizando resultados e encontrando oportunidades

Todas essas análises proporcionarão, além da otimização da rotina, diminuição de falhas e redução de custos, também uma melhor comunicação entre os setores, o que por si só gerará maior produtividade e assertividade nas tarefas. 

Além disso, através de uma análise minuciosa de toda a operação internacional, podem-se encontrar oportunidades antes não pensadas, novas estratégias e novos caminhos a traçar baseados na experiência e dados obtidos. 

Falando em uma linguagem marítima, é como conhecer de forma mais sábia os ventos e preparar muito bem suas velas para navegar muito melhor nas próximas vezes.

Fonte: Conexos, MDIC,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *