Dicas valiosas para um transporte de carga eficiente

Existem alguns fatores que são muito importantes para entender como funciona o processo de transporte de cargas. Por meio do conhecimento de algumas práticas, é mais fácil planejar, acompanhar e analisar toda operação.

Para você que já trabalha há algum tempo com transporte de carga ou que precisa contratar uma empresa, esteja atento as etapas do processo que devem ser seguidas minuciosamente.

Se está contratando uma transportadora, primeiro certifique-se de que todas as normas de proteção e de qualidade são seguidas pela empresa. É a sua garantia de que a mercadoria será entregue dentro do prazo e com segurança.

O que realmente é necessário saber? Separamos algumas dicas de todo o processo para ajudar a entender melhor como funciona e buscar um excelente serviço.

1 – Estabelecer um padrão é fundamental

Organizar a rotina de carregamento e transporte de carga ajuda a definir um fluxo de trabalho para os profissionais executarem atividades com mais eficiência. Além disso, diminui a probabilidade de erros e melhora a produtividade.

2 – Fazer um Plano de Gerenciamento de Riscos

Por meio do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) é possível fazer o levantamento e determinar os controles para cada risco, organizando-os segundo as análises de impacto. É assim que reduz ao mínimo o número de intervenções no transporte de carga.

3 – Ter uma visão 360° da operação

O gerenciamento estratégico traz uma visão 360° da operação da transportadora e possibilita ao gestor uma série de vantagens, como mapear lacunas nos processos, identificar redução de custos e aumentar a eficiência operacional.

4 – Monitorar e acompanhar o processo

Serve para melhorar o desempenho logístico. Você precisa acompanhar para implementar melhorias, aprimorar continuamente os processos e minimizar os impactos na operação. Por exemplo: a entrega foi dentro do prazo? Ou atrasou? Não há conformidade na entrega? Outros indicadores que você deve acompanhar: custos, receitas geradas, índice de entregas com avarias, tempo total de carga e descarga.

5 – Ter critério para a definição da rota e escolha o veículo adequado

A melhor rota é aquela que oferece segurança e infraestrutura. Por isso, é importante ser criterioso na definição. Aliado a isso, escolha bem o tipo de veículo que será utilizado, pois precisa estar adequado à carga transportada. Antes de liberar o transporte, é fundamental analisar se as condições do veículo estão adequadas para a viagem, fazendo uma inspeção e conferindo todos os itens de segurança do veículo.

6 – Priorizar a segurança

É impossível não correr riscos, por isso, é essencial priorizar a segurança e contratar o seguro mais indicado para cada mercadoria. Assim, você tem garantia da entrega do produto ou, caso necessário, da indenização.

7 – Procurar um Agente de Cargas

Contar com profissionais experientes para desenvolver soluções e garantir uma operação logística de sucesso é o caminho que conduz a Royal Cargo do Brasil. Com eficientes operações integradas, podemos auxiliar no seu transporte de cargas, com segurança e eficiência.

Quer saber como a Royal Cargo do Brasil pode ser seu Agente de Cargas?

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *