É preciso estar preparado para 2021, planejando o ano baseando-se no que ainda estamos vivendo, assim como nas perspectivas de vacinação e retorno ao “normal”.
Para isso, faça o planejamento logístico, importante ferramenta para a empresa analisar e aprimorar os processos de transporte e armazenagem. Mas como realizar esse planejamento? Veja a seguir.
Use a tecnologia
Ter os melhores recursos tecnológicos à sua disposição é uma peça-chave para o planejamento logístico. Sistemas inteligentes integram todos os setores da empresa de forma a entender melhor a produtividade de cada área, os pontos de melhoria e também onde custos podem ser cortados.
A gestão do armazém pode ter um controle automático através de sistemas como o WMS. Já no lado do transporte, a gestão de pedidos pode ser automatizada com o TMS, por exemplo, trazendo mais segurança e agilidade à rotina.
E falando em segurança, hoje existem no mercado diversas tecnologias inteligentes para rastreamento e análise de rendimento do transporte, uma ótima ideia para este setor.
Tenha a rota planejada
Quando a empresa tem sua própria frota de veículos, uma rota bem planejada poupa tempo e gastos, assim como melhora o relacionamento com os clientes, aumentando sua satisfação.
O combustível pode ser melhor utilizado quando se consegue fazer diversas entregas dentro de uma rota lógica em uma mesma viagem. E a segurança também deve ser considerada, evitando, por exemplo, trajetos e horários conhecidos por serem perigosos.
Uma rota bem planejada também ajuda a cumprir os prazos, o que é de extrema necessidade para fidelizar clientes e fazer bons negócios.
Administre o estoque
É importante ter pleno controle do estoque, já que este representa dinheiro investido e momentaneamente “parado” até que o produto seja vendido. É interessante que o estoque esteja sempre equilibrado, sem sobrar nem faltar, o que também otimizará os custos de armazenagem.
Com a estratégia chamada “Just In Time”, por exemplo, calcula-se o estoque mínimo de um produto que seja suficiente para não prejudicar as vendas ao cliente, atendendo normalmente a demanda sem aumentar vertiginosamente os custos.
Conheça bem os fornecedores
Cultivar um bom relacionamento com seus fornecedores é essencial para ter sempre produtos de boa qualidade e procedência ao seu dispor, e que estejam disponíveis no tempo certo para a venda.
Além disso, um relacionamento de confiança entre fornecedor e empresa pode garantir preços mais competitivos para você no mercado e melhores condições de pagamento.
Contando com um planejamento logístico bem definido já no início do ano irá ajudar à sua empresa a realizar melhorias no fluxo logístico, identificando pontos que podem ser aperfeiçoados, assim como a redução de custo, melhor investimento do capital e a tomada assertiva de decisão.
Fontes: Cargo X, Logística Descomplicada
LEIA MAIS:
Kommentare