top of page

Gestão de Qualidade da Royal Cargo

Um case sobre a certificação ISO 9001.

No início de 2022, nós, da Royal Cargo, iniciamos o desafio de implementação para certificar a ISO 9001, Sistema de Gestão de Qualidade, norma reconhecida internacionalmente. Preparamos então para nos adequarmos aos requisitos da norma e regularizar nossos processos.

Como suporte, tivemos toda mentoria e consultoria de profissionais especializados na área, além de ter nossos responsáveis internos do setor de Qualidade.

Sem querer dar Spoiler, todo esforço valeu a pena!

O QUE É ISO 9001?

Antes de tudo, vamos explicar, de maneira simplificada, o que é a ISO 9001.

A ISO é a Organização Internacional de Normalização (ou para Padronização) – do inglês: International Organization for Standardization.

A ISO contém uma série de normas em diferentes áreas do mercado, como a ISO 14001, ISO 22000, entre outras, com seus valores e direcionamentos.

Mas a mais utilizada pelas empresas brasileiras é a ISO 9001, que estabelece requisitos para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

QUAL A RELEVÂNCIA DA ISO 9001?

Nossa maior preocupação, quando iniciamos o processo, era o peso que esse selo traria para a Royal Cargo, e podemos listar brevemente alguns pontos que surgiram:

  1. Confiabilidade

Ter o selo estampado em nossa comunicação demonstra para nossos parceiros o quanto nos preocupamos com a qualidade dos serviços oferecidos.

O selo traz consigo uma marca de confiabilidade, agregando uma visão de compromisso com a satisfação total de cada serviço prestado.

  1. Reconhecimento Internacional

Bom, a Royal tem muito prazer em falar que somos “Origens brasileiras com dimensão Global”, e mesmo apaixonados pelo nosso país, queremos dominar o mundo, alcançar lugares além do Brasil. Para isso, nada melhor do que o reconhecimento internacional.

  1. Melhoria do desempenho do produto/serviço

Com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, mapeamos nossos processos e definimos indicadore conforme requisitos da norma. Através disso, demonstramos conformidade e qualidade em nossos serviços, e com isso, o desempenho de toda empresa tende a melhorar.

  1. Satisfação do consumidor

Aqui é o nosso maior pilar! Nosso foco sempre esteve voltado para aumentar a satisfação dos nossos clientes. Nossa maior motivação para essa certificação é levar uma qualidade ainda maior até nossos parceiros.

  1. Investimentos mais assertivos

Com a padronização de nossos processos, a Royal poderá investir no que é mais seguro, pois elimina o retrabalho e garante mais agilidade, consequentemente, os erros diminuem, melhorando o rendimento da empresa como um todo.

  1. Melhora a imagem da empresa

Sim, já somos uma marca consolidada no mercado. Porém, com a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade estampado em nossa marca, mostramos a todos o nosso compromisso em aperfeiçoamento contínuo, afinal, somos fascinados por inovação e qualidade.

IMPLANTANDO A GESTÃO DE QUALIDADE E AUDITORIAS

Após entender a relevância e ver uma oportunidade de mostrar para nossos parceiros que temos um compromisso com o aperfeiçoamento, entramos no desafio da Certificação da ISO 9001.

Os passos então começaram a ser dados:

  1. Gestores qualificados

A Royal criou então o Setor de Qualidade, onde, através de profissionais especialistas, pudemos focar integralmente no nosso objetivo – a certificação da ISO 9001.

  1. Preparação da equipe

Assim que assumimos o compromisso, comunicamos e organizamos internamente os colaboradores, adequando cada setor aos requisitos estabelecidos pela norma.

  1. Treinamentos

Rodas de conversas e treinamentos começaram a ser efetuados, contendo materiais relevantes e elaborando projetos junto de toda a equipe.

  1. Diagnóstico

Nessa etapa, a consultoria foi fundamental. As avaliações no sistema de gestão da Royal foram analisadas minuciosamente, identificando os pontos fortes e o que deveria passar por mudanças, ou seja, pontos de melhorias.

  1. Adequação aos requisitos

Ao analisar o diagnóstico, iniciamos o planejamento para adequação dos nossos processos conforme requisitos da norma. Durante essa fase, tivemos diversas etapas, como mapear nossas atividades, desenvolver procedimentos para garantir resultados consistentes, programas de treinamentos e conscientização, entre outros.

  1. Auditoria Interna

Essa etapa analisa através de evidências de que a organização implementou um sistema de gestão eficaz, ou seja, comprova que a organização atende a todos requisitos da norma ISO 9001. A auditoria interna foi aplicada pela empresa de consultoria. Tudo ocorreu conforme planejado, todos os setores foram auditados, e assim, foi constatado que estávamos preparados para a última etapa, a auditoria de certificação!

  1. Auditoria Externa

O último e mais aguardado passo!

O auditor líder esteve presente na Royal, realizou auditoria em todos os processos, atendendo aos requisitos da norma. Foi constatada conformidade em todos os requisitos, logo, o auditor RECOMENDOU a Royal para o órgão de certificação.

Recentemente a Royal Cargo do Brasil recebeu a certificação ISO 9001:2015 com reconhecimento internacional, demonstrando que estamos de acordo com o sistema de gestão de qualidade mais conhecido no mundo!

Sim, não é fácil, nem simples, mas tudo valeu a pena!

Escrito por: Juliane Neves e Larissa Zedral. ( https://www.linkedin.com/in/juliane-neves/ @ju.neves02 ) ( https://www.linkedin.com/in/larissa-borges-zedral-a3654b225/ @larissazedral

Comments


bottom of page