O transporte e a logística, mais do que nunca, mostram-se áreas essenciais para a manutenção da sociedade. Em março de 2020, quando a pandemia do coronavírus se intensificou no Brasil, diversas cidades brasileiras adotaram medidas restritivas aos seus cidadãos para aumentar o isolamento social, como quarentenas e lockdowns. Estes mesmos cidadãos se viram com o medo do desabastecimento, correndo para mercados para garantir seus produtos de primeira necessidade, como comida e higiene.
Realmente, houve um breve desabastecimento em alguns locais, mas que não durou muito graças a eficiente logística brasileira, que rapidamente se adaptou às demandas que o grave contexto trazia.
Como isso aconteceu? Aplicando tecnologia para escolher melhores rotas e garantir a distribuição necessária de alimentos e outros produtos para as cidades brasileiras. As transportadoras foram de grande auxílio para a distribuição de produtos de alta necessidade desde o início da pandemia, tanto para a população em geral quanto, e especialmente, para os hospitais.
Foi preciso reforçar as medidas de segurança e higiene, adotar novas práticas com o devido distanciamento entre os agentes do transporte para evitar que motoristas e outros profissionais se infectassem. E, é claro, reforçadas também as medidas de segurança para evitar o roubo de carga.
Países vizinhos como opção de importação
Com a China gravemente afetada pela pandemia, vimos as importações serem prejudicadas com atrasos. Isso trouxe o olhar de importadores para outros locais mais próximos e acessíveis.
Locais próximos como Chile, Argentina ou Paraguai se tornaram opções melhores para a viabilidade de importação de diversos produtos, por meio do Transporte Rodoviário Internacional. A Royal Cargo, com especialidade nesta modalidade, garante toda a segurança e agilidade para importação por meio rodoviário dos nossos países vizinhos.
Contando com os serviços da Royal Cargo, os importadores e exportadores tem toda a tranquilidade de possuir meios tecnológicos para controle das cargas, com ferramentas como:
– Portal Web com transparência e controle total de informações das suas operações;
– Follow-up diário com informações sobre a localização de sua carga;
– Transportadoras homologadas para transporte internacional;
– Segurança com monitoramento 24 horas;
– Seguro de Carga completo;
– Acompanhamento de profissionais com expertise em cada etapa do transporte internacional.
A logística e o transporte tomam força
Por fim, quatro meses depois, com os mercados e lojas dando continuidade a seu funcionamento e os cidadãos não sofrendo mais com o desabastecimento, podemos ver que o trabalho intensificado de agentes de carga, operadores logísticos, transportadores, importadores e outros atores da logística, foi extremamente eficaz.
E as áreas de transporte e logística, que às vezes se torna, de certa forma, invisível por seus processos não serem realmente acompanhados de perto pelo público final, mostram sua força e se consolidam ainda mais no mercado brasileiro, estampando nesse contexto a essencialidade de sua existência.
Leia Mais:
Comments