top of page

Dicas para realizar pagamentos internacionais seguros

Com a globalização e a facilidade de trânsito entre pessoas e mercadorias por todos os cantos do planeta, realizar transações financeiras e pagamentos para o exterior são práticas que têm ficado cada vez mais comuns.

Se você importa ou exporta mercadorias, essa é uma prática que está no dia a dia da sua empresa. Porém, é importante conhecer a fundo esses procedimentos, para que não ocorra nenhum problema na hora de fazer a operação financeira. Pensando nisso, o texto de hoje traz algumas dicas para deixar os pagamentos ainda mais seguros e confiáveis.

Confira as dicas da Royal Cargo do Brasil

1 – Fique sempre atento ao tipo de cotação da moeda e custo total da transferência: Isso porque, quanto menor forem os seus gastos na transação, maior será seu benefício. Por exemplo, é importante verificar quais tarifas são cobradas para a comunicação entre bancos e quais são as tarifas que incidem para recebimento do pagamento internacional. Outros pontos importantes de observar são a variação cambial do dia e acompanhar o banco central para uma boa tomada de decisão.

Por falar em câmbio, você já leu nosso artigo com 7 dicas para realizar uma operação de câmbio com sucesso? Acesse aqui e confira!

2 – Faça a avaliação do tempo de envio do pagamento: É importante ficar atento ao tempo de envio internacional, pois cada provedor internacional terá um tempo de envio diferente. Além disso, é muito importante sempre levar o fuso horário do outro local em conta, uma vez que, dependendo do horário, o mercado financeiro pode já estar fechado devido ao fuso. Por isso, a pessoa deve se atentar aos horários, para que o câmbio não acabe indo para o dia seguinte (situação essa que é muito comum em transações com a Europa).

3 – Conheça a empresa ou pessoa física com quem está negociando: É sempre importante conhecer a procedência da empresa para que você tenha garantia de que a transação será segura e não corra nenhum risco desnecessário. Por isso, evite negociar com empresas e pessoas físicas desconhecidas. Também desconfie de operadores que oferecem promoções “imperdíveis”. Por último, sempre busque o máximo de informações possíveis sobre o operador (confira se ele opera de acordo com as regras do Banco Central). Uma sugestão para garantir sua segurança: peça sempre uma carta timbrada, datada e assinada pela empresa que será paga, de modo que se possa ter certeza de que os dados bancários internacionais não são de um hacker.

4 – Conheça os benefícios e regras locais: Em países europeus, há um código chamado IBAN (International Bank Account Number) que pode ser usado para rastrear e localizar dados bancários de maneira imediata em qualquer banco do mundo. O IBAN é importante pois reduz a possibilidade de erro durante as transações financeiras. Alguns países ainda usam a modalidade “cheque”, modalidade que leva tempo até ter a compensação confirmada. Há também o swift, que é a confirmação do pagamento, e leva de 1 a 2 dias úteis para ficar disponível.

Gostou das dicas?

Aqui vai uma dica extra: conte sempre com uma parceira que tenha conhecimento e expertise para operar no exterior. A Royal Cargo do Brasil tem como missão desenvolver soluções logísticas eficientes e inovadoras para tornar o comércio exterior acessível para a sua empresa.

Conte conosco, entre em contato e saiba como podemos te ajudar.

Comments


bottom of page