top of page

Por que contratar um agente de cargas?

No mercado logístico atual a presença e a necessidade de um agente de cargas é frequentemente questionada. Muitos fabricantes e importadores têm seu próprio departamento logístico, algum fornecedor mais próximo da sua localidade ou simplesmente buscam aquele que oferecer o menor preço, e para algumas empresas essa é mesmo a melhor estratégia. É difícil bater esse argumento de menor preço, mas também sabemos que agenciamento de cargas vai um pouco além do frete, seja ele marítimo, aéreo ou rodoviário, e é aí que nós entramos para fazer a diferença.

Quais os benefícios de contratar um agente de carga?


  1. Network – Um agente de carga com alguns anos de experiência tem sua rede de contatos bem estruturada com parceiros profissionais, experientes e confiáveis. E se você quiser importar ou exportar de/para Bulgária? Ou se quiser levar uma carga da China para o Equador? O agente de cargas e seu network vão fazer isso acontecer da melhor forma possível.

  2. Experiência – Especialmente para cargas projeto de alto valor agregado ou cargas onde uma atenção especial é necessária, você vai precisar de um agente de cargas. Armadores, companhias aéreas e transportadoras lidam com um volume inimaginável de cargas indo e vindo ao redor do mundo. São milhares de documentos e sistemas automatizados (que nem sempre são tão automatizados assim) então é possível que sua “especial” não seja tratada da forma como você gostaria. O risco de danos físicos, financeiros e ao relacionamento com seu cliente podem ser altos ou até irreparáveis caso escolha preço acima de um bom serviço.

  3. Contratos – Contratos, relacionamento e volume com fornecedores (transportadoras, armadores, companhias aéreas, agentes no exterior) dão ao agente de cargas melhores possibilidades e oportunidades de negociação para a sua carga.

  4. Serviços adicionais – Através de uma agente de cargas você também consegue contratar outros serviços como seguro de cargas e assessoria em Siscoserv.

  5. Tecnologia + Atendimento – Sistemas de tracking são maravilhosos não é mesmo? Eles permitem que você saiba aonde está o navio com a sua carga e, em casos mais recentes, permite até que você saiba aonde está o container com a sua carga. Softwares logísticos fazem essa maravilha acontecer e deixam claro o quanto a tecnologia está se tornando cada dia mais essencial. Mas qual será o impacto disso na nossa rotina diária? O caminho para o qual armadores e companhias aéreas estão seguindo deixa cada vez mais de lado a interação humana e por consequência o atendimento e a forma de tratar a sua carga como especial. A tecnologia vai sim facilitar nosso trabalho, mas ainda somos os especialistas em logística. Trabalhar com profissionais custa mais dinheiro sim, mas se colocarmos em uma balança, o que vale mais para você? Contratar profissionais experientes e eficientes ou lidar com as dores de cabeça (suas e do seu cliente) ao tentar transportar cargas suas cargas da forma mais barata possível com o bônus adicional de que você acaba pagando mais no final!?

Comments


bottom of page