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Quais fatores impactam o transporte marítimo no comércio internacional?

O transporte marítimo costuma ter o menor custo quando comparado aos outros modais no contexto de importações e exportações. Porém, apesar de muito requisitados, os navios e as empresas responsáveis sentem grande impacto quando há oscilações no mercado.


A dinâmica da oferta e demanda tem suas peculiaridades no setor de transporte marítimo internacional, entre outros motivos. Hoje trazemos aqui os principais fatores que impactam este setor no cenário do comércio internacional, com informações da InfoMoney. Confira!

1. Slippage

Traduzido diretamente do inglês, “slippage” significa “desvio”. E, no caso do transporte internacional, podemos interpretar esse termo como um desvio do tempo programado, ou seja, adiamento da entrega de um navio. Isso pode ocorrer quando há baixa demanda pelo tipo de embarcação que já tem sua entrega programada. Assim, o comprador pode adiar, por exemplo, a entrega para o próximo ano.

2. Cancelamento

Diferente do slippage, que apenas posterga a entrega do navio, o cancelamento é muito mais impactante, com o comprador cancelando a compra de um navio. O que não é um ato tão simples assim, já que os contratos são rígidos em relação a atos desse tipo. Se o cancelamento se mostra inviável por conta do contrato, o comprador pode tentar vender o navio para outra empresa ou fazer uma conversão.

3. Conversão

Com a constante oscilação da oferta e demanda no mercado, um comprador pode precisar de um navio diferente do que pedido inicialmente. Assim ocorre a conversão, quando é requisitado que o tamanho ou tipo do navio seja alterado.

4. Slow Steaming

Outro ato que impacta o transporte marítimo internacional é o slow steaming, ou seja, a redução de velocidade. Isso pode acontecer quando o preço de combustível se torna muito alto e as operadoras decidem reduzir a velocidade de navegação para economia de combustível. Essa redução, que implica em maior demora para chegada ao destino final, desdobra-se em uma nova demanda por mais embarcações.

5. Demolição

Um navio tem vida útil entre 20 e 30 anos e a demolição acontece quando ele é finalmente tirado de circulação e vendido como sucata. Em seus anos finais, o frete se torna fator ainda mais importante, sendo que os fretes altos postergam as demolições e fretes baixos tendem a aumentá-las.

Esses são apenas alguns dos fatores que afetam o transporte marítimo, setor tão importante que quando impactado reflete em toda a cadeia logística e na própria sociedade.

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